Motores Turbo Gastam mais Óleo?

Eles são mais potentes e eficientes. Mas dependem de manutenção mais rigorosa. Entenda o motivo:

Motores turbo gastam menos combustível, mas consomem mais óleo (Divulgação/Porsche)

Motores turbos gastam mais óleo do que um aspirado? Por que isso acontece? – Fábio Peixoto, Curitiba (PR)

Em comparação aos motores aspirados, os turbinados consomem mais óleo. Há duas causas para isso, ambas causadas por características dos motores turbo.

A função do turbo é aumentar a massa de ar admitida pelos cilindros a cada ciclo de combustão. Se há mais ar, há mais moléculas de oxigênio. Assim, mais combustível será injetado.

A consequência disso são explosões mais fortes, o que aumenta a potência e o torque gerados pelo motor. Por outro lado, é exercida maior pressão sobre os anéis de segmento na cabeça dos pistões.

Estes anéis têm a função de limpar o óleo das paredes do cilindro e isolar a câmara de combustão do cárter (onde o óleo está acumulado). Sob pressão, os anéis tornam-se menos eficientes e deixam o óleo passar para a câmara de combustão, onde será queimado junto com o combustível. Esta é a primeira causa.

A segunda causa vem do calor dos gases de escape.

Esquema de funcionamento de motor com turbo (Arquivo/Quatro Rodas)

O turbocompressor é formado por duas câmaras distintas, chamadas caixa fria e caixa quente (esta a chamada turbina). Dentro delas há rotores interligados por um eixo. Quando os gases de escape passam pela turbina, esta gira, acionando o rotor da caixa fria, que por sua vez comprime o ar atmosférico para dentro do motor.

Mas os gases de escape passam por ali ainda muito quentes. Assim, o rotor (que é capaz de girar até 200.000 rpm) pode alcançar os 1.000°C em veículos de alto desempenho. Mas calma: tanto o turbo quanto suas peças móveis foram projetados para resistir a essas condições extremas.

Mas é o óleo do motor quem resfria o turbo. E a altíssima temperatura faz com que parte do lubrificante seja vaporizada, o que com o tempo também reduzirá quantidade depositada no cárter. Os turbos elétricos, que ganharão destaque nos próximos anos, podem resolver esse problema.

Por isso donos de carros turbo devem redobrar a atenção com o nível do óleo. De acordo com alguns fabricantes, é normal que o motor turbo consuma até 1litro de óleo a cada 1.000 km.

Equipe Rede Classic Premium

Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/motores-turbo-gastam-mais-oleo/

Recent Posts

Film película solar antivandalismo

Também fazemos instalação em domicílio Grátis. Vantagens de colocar Film película solar NANO CARBON CERAMIC…

7 meses ago

SmartMidia ALPLAY – TECNOLOGIA ALEMÃ

SmartMidia ALPLAY - TECNOLOGIA ALEMÃ Original - CARPED Tela IPS Gorilaz de vidro QLED Equalizador…

7 meses ago

Instalação de central multimídia automotivo

Instalação de central multimídia automotivo: Um guia completo para aprimorar seu carro Se você quer…

2 anos ago

Film película solar reduzem em até 80% o calor

Film película solar reduzem em até 80% o calor, se você é proprietário de um…

2 anos ago

Película Protetora de Pintura

Envelopamento PPF e seus benefícios: como proteger e deixar seu carro mais bonito O envelopamento…

2 anos ago

Envelopamento ppf e seus benefícios

Imagine que o envelopamento PPF funciona mais ou menos como uma capinha de celular, só…

2 anos ago