Blog

Santo Antônio

Santo Antônio

A Clasic Premium conta com uma grande variedade em Tapetes de Porta Malas para deixar o seu carro ainda mais completo.

ler mais
Sensor Dianteiro

Sensor Dianteiro

A Clasic Premium conta com uma grande variedade em Tapetes de Porta Malas para deixar o seu carro ainda mais completo.

ler mais
Sensor de Ré

Sensor de Ré

A Clasic Premium conta com uma grande variedade em Tapetes de Porta Malas para deixar o seu carro ainda mais completo.

ler mais
Soleira de Portas

Soleira de Portas

A Clasic Premium conta com uma grande variedade em Tapetes de Porta Malas para deixar o seu carro ainda mais completo.

ler mais
Tapetes de Borracha

Tapetes de Borracha

A Clasic Premium conta com uma grande variedade em Tapetes de Porta Malas para deixar o seu carro ainda mais completo.

ler mais
Tapetes e Carpetes

Tapetes e Carpetes

A Clasic Premium conta com uma grande variedade em Tapetes de Porta Malas para deixar o seu carro ainda mais completo.

ler mais
Travessa Teto

Travessa Teto

A Clasic Premium conta com uma grande variedade em Tapetes de Porta Malas para deixar o seu carro ainda mais completo.

ler mais
Transbike

Transbike

A Clasic Premium conta com uma grande variedade em Tapetes de Porta Malas para deixar o seu carro ainda mais completo.

ler mais

OS ITENS DE SEGURANÇA QUE TODO CARRO DEVERIA TER

Quando o assunto é segurança nos automóveis, o Brasil ainda está bem atrás do padrão estabelecido em mercados como Estados Unidos, Europa e Japão. Felizmente, com a adoção da obrigatoriedade de ABS e airbags frontais, a partir de 2014, parte dessa defasagem foi superada. Veja, a seguir, os principais itens de segurança – e porque […]

ler mais

COMO ESCOLHER UMA BOA CENTRAL MULTIMÍDIA?

Como escolher uma boa central multimídia para o carro? Bom, é mais ou menos como comprar um celular. É preciso dar uma boa olhada na ficha técnica da telinha, seja ela um equipamento de fábrica ou um equipamento comprado a parte. Com as informações na mão, você vai conseguir saber se a central é rápida, tem uma […]

ler mais

O que fazer se tranquei a chave dentro do carro?

Primeiros passos O primeiro passo é ficar calmo e ter o seguinte pensamento: eu não sou ladrão e preciso recuperar a chave do meu carro. Este foi um acontecimento isolado e vou resolver isso e a polícia não vai me prender por isso. Respire fundo e procure ter em mente que não vai se esquecer […]

ler mais

Quantos metros de fiação existe em um carro?

Quantidade de fiação nos carros aumentou exponencialmente nas últimas décadas Carros com uma boa dose de conteúdo eletrônico têm aproximadamente 1 km de fios de várias bitolas e que pesam cerca de 60 kg (no total), contando os conectores que fazem parte dos chicotes automotivos. Nos modelos de última geração, como o Bentley Bentayga acima, […]

ler mais
Como fazer a conservação e troca do óleo

Como fazer a conservação e troca do óleo

Efetuar a troca completa do óleo e do filtro Se o lubrificante do seu carro já tiver atingido o limite de uso, você precisará realizar a troca total do fluído. Neste caso, o procedimento é um pouco mais complicado, porque envolve a retirada de todo o óleo velho do carro. Para efetuar esta troca, certifique-se […]

ler mais
Entenda as diferenças entre o câmbio manual e o automático

Entenda as diferenças entre o câmbio manual e o automático

Veja, abaixo, cinco dicas sobre manutenção, condução e até de como rebocar o carro (caso precise). Marchas certas As nomenclaturas das marchas mudam. Em vez de 1ª a 5ª, como na maior parte dos automóveis, você verá D, P, N… Essas siglas podem mudar de modelo para modelo. Por isso, é imprescindível consultar o manual […]

ler mais

Novo HB20 2018

O que irá mudar no Novo HB20 2018? Estreado no país em setembro de 2012, o modelo da montadora Hyundai foi o pioneiro em relação a sua fabricação em solo brasileiro. Em 2015 o Hyundai HB20 teve a sua primeira atualização que sem dúvidas, deu uma otimização e tanto ao veículo. Para se manter no […]

ler mais

Cera x selante: o que escolher para o seu carro

Se olharmos na história do automóvel, veremos que revestimentos de pintura começaram a ser utilizados nas linhas de porodução de Henry Ford, porém de uma forma muito menos desenvolvida dos produtos que temos hoje. Isso mostra que a pintura passou a ser um ponto determinante para venda e desenvolvimento e conservação dos carros, antes revestidos […]

ler mais

Quer trocar de carro?

Na hora de trocar o carro, muita gente opta por entregar o modelo usado como parte do pagamento do novo. Essa operação é simples e resolve dois problemas de uma vez só: a venda do antigo e a compra do novo. Do ponto de vista da comodidade, não se discutem as vantagens. Do ponto de […]

ler mais
Por que os híbridos consomem menos combustível na cidade?

Por que os híbridos consomem menos combustível na cidade?

Resposta curta: porque na cidade você freia mais. Para a resposta longa, porém, é preciso explicar como funciona um híbrido moderno. Modelos como o Toyota Prius e o Ford Fusion Hybrid contam com dois motores de propulsão: um a gasolina (ou, em breve, flex) e outro elétrico. Todo motor elétrico é, também, um gerador de eletricidade. […]

ler mais

Os motores conseguem identificar gasolina de baixa qualidade?

Por que ao colocar gasolina de maior octanagem num motor flex o sensor do ponto de ignição não reconhece essa diferença de octanagem, como faz com o álcool? – Osvaldo Carneiro Filho, Rio de Janeiro (RJ) Primeiro é preciso entender que as injeções eletrônicas modernas possuem diversos sensores, mas não há nenhum que meça o […]

ler mais
Volkswagen Virtus

Volkswagen Virtus

A Volkswagen apresentou oficialmente o Virtus – a versão três-volumes do novo Polo. O sedã chega às lojas ainda este mês custando entre R$ 59.990 e R$ 79.990. Os preços revelam um ponto fraco da novidade. A opção topo de linha (Highline), equipada com motor 1.0 TSI e câmbio automático de seis marchas, é R$ […]

ler mais
BMW M4 volta ao Brasil em edição limitada a 6 unidades

BMW M4 volta ao Brasil em edição limitada a 6 unidades

O clássico cupê alemão M3 CS está de volta ao Brasil, mas é melhor correr: só seis unidades da série limitada serão comercializadas no país. E cada uma com preço sugerido de R$ 663.950. Tradicionalmente as versões CS dos esportivos da BMW são mais potentes e leves. Com esta M4 não é diferente: são 32 kg a menos […]

ler mais

As peças mais caras do mercado na hora do conserto

Já virou clichê falar que os carros estão cada vez mais parecidos com os smartphones, cuja tecnologia de ponta fica gradualmente mais acessível. Só que essa semelhança em breve será maior ainda. Já reparou como é quase impossível fazer a manutenção do seu celular por conta própria ou encontrar uma loja capaz de fazer isso? […]

ler mais

Porsche Cayenne, tecnologia e força

Aos quinze anos e 770.000 unidades vendidas desde o nascimento, em 2002, o Cayenne chega à sua terceira geração. As mudanças mais facilmente notadas remetem ao 911, o cupê que é a alma da Porsche. No entanto, o novo conteúdo tecnológico dá uma ideia mais aproximada do quão acentuado foi o avanço. Duvida? A Porsche […]

ler mais

Carros com start-stop exigem cuidado redobrado com velas

Está cada vez maior o número de carros equipados com sistema start-stop no mercado brasileiro. A tecnologia, que desliga o motor do veículo toda vez que o carro está parado reduz o consumo de combustível e o nível de emissões de poluentes. Entretanto, o start-stop pode gerar desgaste prematuro de algumas peças. Tudo porque o número […]

ler mais

Segredos: novo Focus, Fiesta reestilizado e novo EcoSport

Quer saber o calendário de lançamentos da Ford daqui até o fim do ano? O primeiro a chegar será o novo Fiesta. Ele só deve estrear em setembro. E não será o exemplar de nova geração, revelado no final do ano passado e que estará debutando nos mercados europeus na mesma época. Fiesta: camuflagem esconde o que muda (Ricardo Makino/Quatro Rodas) PUBLICIDADE Por aqui, a Ford optou […]

ler mais

Qual a diferença entre suspensão traseira multilink e por eixo de torção?

Qual a diferença entre suspensão traseira multilink e por eixo de torção? – Adhemar Vazone, Campinas, SP. A suspensão traseira do sistema de eixo de torção é constituída por um elemento transversal de aço cujas extremidades possuem dois “facões” ligados aos cubos das rodas. O molejo é obtido por molas helicoidais assistidas por amortecedores. O […]

ler mais
7 tendências para o setor automotivo na próxima década

7 tendências para o setor automotivo na próxima década

1. Carros autônomos O americano médio passa entre 300 e 400 horas dirigindo por ano, mas esse tempo pode em breve ser colocado para algum uso mais produtivo: os carros autônomos do Google começarão a ser testados nas ruas no verão norte-americano deste ano. A Tesla planeja lançar um carro com “direção automática” no próximo trimestre, enquanto […]

ler mais

Ford relança o Fiesta Sedan mexicano no Brasil

  Ford relança o Fiesta Sedan mexicano no Brasil Retirado do site da empresa no início do ano, modelo ganha nova central multimídia Maior diferencial da linha 2017 do Fiesta Sedan é o sistema multimídia Sync 3 compatível com Android Auto e Apple Carplay (Divulgação/Ford) Da mesma forma que saiu do configurador da Ford no início […]

ler mais

Fórum Direções 2017: O Caminho dos Autônomos

  Fórum Direções 2017: O Caminho dos Autônomos Painel do Fórum Direções discutiu como será a cidade quando os carros autônomos chegarem às ruas Painel debateu se autônomos são o futuro da indústria (Bio Foto/Quatro Rodas) O que falta para que os carros autônomos se tornem presentes no nosso cotidiano e como as cidades estão […]

ler mais

Big Data: Combustível que Acelera a Indústria Automobilística

  Big Data: Combustível que Acelera a Indústria Automobilística Haverá um tempo (em breve) em que o modelo de motorista representado pelo personagem da Disney, o Pateta, furioso, atrás de um carro de qualidade duvidosa em um congestionamento enorme, estará totalmente obsoleto. A possibilidade de fugir dos congestionamentos por meio da criação de rotas alternativas, em […]

ler mais

VW é condenada a pagar R$ 1 bilhão a 17 mil donos de Amarok

  VW é condenada a pagar R$ 1 bilhão a 17 mil donos de Amarok Cada proprietário vai receber até R$ 64 mil por danos morais e materiais 17 mil unidades da picape teriam sido vendidas no Brasil com software fraudulento (Divulgação/Divulgação) Dois anos após o início do Dieselgate (o escândalo mundial no qual o grupo Volkswagen […]

ler mais

Fórum Direções: Para GM, futuro é elétrico, conectado e autônomo

Hermann Mahnke, diretor de marketing da empresa, analisou os desafios do setor automotivo para os próximos anos Executivo da GM defende que o futuro está na conectividade e no compartilhamento (Bio Foto/Quatro Rodas) O diretor de marketing da GM Mercosul, Hermann Mahnke, começou sua apresentação na quarta edição do Fórum Direções, promovido por QUATRO RODAS […]

ler mais

Segredo: os planos da Toyota para Etios, Yaris e Corolla no país

Em versões sedã e hatch, o novo Yaris chega ao Brasil em 2018 com preços entre Etios e Corolla, que também mudam nos próximos anos Estilo segue o dos lançamentos mais recentes da Toyota (divulgação/Toyota) A Toyota apresentou na Tailândia, em agosto, o novo Yaris Ativ, modelo que será fabricado no Brasil, a partir do […]

ler mais

Teste do especialista: Aromatizadores para Carro Avaliamos três perfumes automotivos. Eles prometem melhorar o aroma no interior da cabine, sem vazar pelo painel Da esquerda para direita, do melhor para o pior (Xico Buny/Quatro Rodas) Dá gosto ter um carro bem cuidado e cheiroso. Para mantê-lo nessas condições, existem perfumes específicos para deixar no interior da […]

ler mais

É possível hackear um carro autônomo? Experimentos indicaram que é possível ativar comandos e até desligar o motor a quilômetros de distância, pegando o motorista desprevenido Falhas nos sistemas de entretenimento e conectividade facilitam a atuação dos hackers (divulgação/Quatro Rodas) É possível hackear um carro autônomo? – Marcos Emboaba, Curitiba (PR)Sim. Diante do aumento da […]

ler mais

Como a altitude afeta o desempenho de um carro?

Existe até uma fórmula para calcular a perda de potência conforme a altitude Moro em Ubatuba e percebo que o rendimento do carro diminui quando vou para Campos do Jordão. A diferença de altitude é a responsável por isso? – Eduardo Battaglia, Ubatuba (SP). Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, ou seja: menor […]

ler mais

As vantagens e (poucas) desvantagens da direção elétrica

Cada vez mais presente nos automóveis, equipamento oferece conforto e economia de combustível, além de não roubar potência do motor. E em breve estará em seu carro Sistema de direção com assistência elétrica da TRW. Se o motor elétrico falhar, o motorista não perde o controle do veículo O esforço insano para girar o volante […]

ler mais

Câmbio automático equipa 97% dos sedãs médios e 50% dos compactos

A transmissão automática virou item obrigatório em algumas categorias do mercado A transmissão automática tornou-se uma preferência nacional – pelo menos em alguns segmentos.De acordo com a consultoria Jato, 96,4% dos sedãs médios vendidos de janeiro a abril são automáticos. A preferência é tão grande que apenas três modelos oferecem câmbio manual atualmente: Citroën C4 Lounge, Honda Civic e Volkswagen Jetta. Já entre […]

ler mais

Quais as vantagens e desvantagens do acelerador eletrônico?

Ele facilita muito a vida do motorista, mas não é adorado por todos Hoje o acelerador não tem conexão mecânica com o motor. A ligação acontece por fios. (Divulgação/Hyundai) Por que é usado o sistema de aceleração eletrônica (drive-by-wire) se os carros que o utilizam apresentam resposta nitidamente mais demorada quando o pedal do acelerador […]

ler mais

Rodas com Três Furos são Piores que as com mais Parafusos?

Novo Renault Kwid terá rodas com três furos. Há desvantagens nisso? Renault Kwid tem rodas com três furos – e isso limita as opções de troca no mercado (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas) Existe explicação técnica para a fábrica optar por utilizar rodas com três, quatro ou cinco furos? Ou é só uma questão estética?Luiz Gustavo M. […]

ler mais

E se acionarmos o freio de estacionamento com o carro andando?

Assista ao teste: fomos para a pista descobrir o que acontece se o freio de estacionamento eletrônico (por botão) for acionado com o carro em movimento Freio de estacionamento eletrônico do Jeep Renegade Provavelmente você já sabe o que acontece quando a alavanca do freio de estacionamento – ou freio de mão – é puxada com o […]

ler mais

Filtro de Ar Esportivo Aumenta a Potência do Motor?

Ronco fica mais agressivo e potência aumenta um pouco, mas há riscos de o motor ingerir partículas nocivas Fitro de ar esportivo: entenda os prós e contras O filtro de ar esportivo oferece ganho de ronco e potência, mas também oferece riscos ao motor? – Luiz Henrique Portari, Guarulhos (SP). É verdade que o ronco aumenta, […]

ler mais

O que é a regeneração do filtro de partículas da Nissan Frontier?

Botão aciona a regeneração ativa que ajuda a limpar o filtro de poluentes sólidos, específico para motores a diesel À direita, o botão do DPF na Frontier O que é a regeneração do filtro de partículas (DPF) que há na nova Nissan Frontier? – Hélio Constantino, Guarulhos (SP) A partir de janeiro de 2010, veículos a diesel vendidos no Brasil passaram a […]

ler mais

Qual a diferença entre pré-ignição e detonação

Problemas têm efeitos semelhantes, mas as causas são um pouco diferentes Nem sempre a queima do combustível dentro do motor é perfeita Qual a diferença entre pré-ignição e detonação? – Douglas Biaggi, por e-mail São problemas semelhantes que fazem com que o combustível queime antes do momento ideal. O que muda é a causa, bem […]

ler mais

Qual a diferença entre freios ventilados, perfurados e sólidos?

Custo, eficiência e forma como dissipam o calor da frenagem são as principais distinções Cada tipo de disco tem sua estratégia para dissipar o calor proveniente das frenagens (Redação/Quatro Rodas) –Qual a diferença entre os freios ventilados, perfurados e sólidos? – Francisco Malta Filho, por e-mail Frenagens geram calor. O sistema de freios transforma a […]

ler mais

Motores Turbo Gastam mais Óleo?

Eles são mais potentes e eficientes. Mas dependem de manutenção mais rigorosa. Entenda o motivo: Motores turbo gastam menos combustível, mas consomem mais óleo (Divulgação/Porsche) Motores turbos gastam mais óleo do que um aspirado? Por que isso acontece? – Fábio Peixoto, Curitiba (PR) Em comparação aos motores aspirados, os turbinados consomem mais óleo. Há duas causas […]

ler mais

Isofix será obrigatório a partir do ano que vem

Em 2018, os novos projetos de carro sairão de fábrica com Isofix. Em 2020, a regra vai valer para todos os automóveis Metade dos veículos novos vendidos no país é equipada com os sistemas Isofix ou Latch, segundo dados da Jato Dynamics. E esse número está prestes a mudar – para melhor. A partir de […]

ler mais

Envelopamento líquido para detalhes do carro

Envelopamento líquido é a técnica comentada do momento para mudar a parte exterior dos carros. Ao aplicar o spray e retirar o adesivo, usuários pintam diferentes partes com um tom que pode ser removível conforme os próprios desejos. Branco, amarelo, vermelho, enfim, há diversas opções de cores. De acordo com fabricantes, os usuários aplicam este envelopamento líquido facilmente, […]

ler mais