Cuide da suspensão e da vida útil do seu carro

Cuide da suspensão e da vida útil do seu carro

Há itens em um carro que são vitais para performance mas também para segurança do rodar, pois sem a correta manutenção podem se tornar um risco em potencial e causar acidentes. E um desses itens é justamente toda a parte da suspensão do veículo.

Essa parte do carro é a responsável por dar estabilidade durante o movimento, mantendo as rodas em contato com o chão, amenizando impactos em terrenos irregulares e permitindo que a viagem seja mais confortável.

Defeitos nos componentes da suspensão podem gerar um alto custo, seja em eventuais acidentes ou simplesmente com o conserto das peças em si, pois uma suspensão defeituosa gera problemas em vários outros componentes.

Portanto, vem entender como manter a suspensão do seu carro sempre em dia

Mantenha a manutenção em dia

 

Em geral, a gente só visita o mecânico quando percebe algo estranho, se estiver rodando bem, sinal que tá tudo certo, né?

Bom, se o carro for novo até pode ser, agora, depois de um tempo de uso, é importante ser preventivo e fazer inspeções periódicas, podendo assim executar pequenos ajustes para impedir danos maiores.

Itens como peças desgastadas, falta de lubrificação e outras coisas podem ser facilmente antecipadas em uma boa inspeção e assim prevenir problemas que você poderia ter no futuro.

 

Deixe o carro sempre alinhado e balanceado

Fazer o alinhamento é de suma importância não só para manter a integridade das rodas e pneus, mas também para evitar o desgaste excessivo dos amortecedores.

Alinhamento e balanceamento são itens imprescindíveis para a vida útil do sistema de suspensão de um carro, sem falar que evitam desgastes nos amortecedores.

Sem alinhamento, o dirigir acaba sendo comprometido e os ocupantes do veículo ficam em risco, além do que a suspensão sofre muito mais.

A dica para perceber irregularidades no alinhamento e balanceamento é quando você sente uma vibração excessiva ou percebe que o carro está puxando mais para um lado ou outro.

 

Dirija com mais cautela

Praticamente a vida útil da maioria dos componentes do seu carro vão durar mais se você tiver cuidado ao volante.

Então, evite sempre correr em terrenos irregulares, passar por lombadas e valetas de forma brusca  e evite exceder a capacidade de peso do veículo.

Isso tem muita importância para garantir que a suspensão dure mais tempo, então, quando você evita força-lá, as chances são que vão durar por mais tempo e exigir menos manutenção.

Também é válido prestar atenção em ruídos e desconfortos ao dirigir, que podem ser um sinal de desgaste.

 

Cuidado com cargas excessivas

Reiterando o que já falamos acima, a suspensão é o que mantém a estabilidade do carro, portanto, de fábrica, há um limite de peso que cada tipo de veículo pode carregar sem comprometer a suspensão e os amortecedores.

Então, evite rodar com seu carro com muito peso dentro, seja excedendo a capacidade dos ocupantes ou mesmo colocando cargas excessivas no bagageiro.

Uma viagem ou outra, pode ser que o peso exceda um pouco, por isso, antes e depois desses eventos, faça uma boa inspeção no seu veículo.

 

Entenda a suspensão do seu carro

Cada fabricante e cada modelo de veículo tem suspensões diferentes, algumas são mais adequadas para determinadas situações e terrenos do que outras.

Quando você entende qual o tipo da suspensão do seu carro, fica mais fácil saber onde utilizar seu veículo da melhor forma possível.

Suspensão independente, por exemplo, é aquele que permite que cada roda amorteça o impacto sem transferir para outras partes, geralmente é uma suspensão para carros off-road.

Mantenha a suspensão em dia na Classic Premium

Aqui na Classic Premium temos mais de 35 anos de experiência cuidando todos os tipos de veículo com todo tipo de suspensão, portanto, traga seu carro e faça a inspeção para poder rodar suave.

Temos também serviço de alinhamento e balanceamento para deixar seu veículo sempre em dia. Faça uma visita na nossa loja.

Escolha um bom bagageiro para as férias

Escolha um bom bagageiro para as férias, tirar o carro da garagem, colocar a família dentro e cair na estrada é uma delícia, mas sempre tem aquele problema: muita bagagem para pouco porta malas, então, como resolver?

Fácil, escolhendo um bom bagageiro para deixar seu automóvel com bem mais espaço interno e suas malas vão todas seguras e bem acomodadas, com um modelo que seja adequado para seu carro.

Sendo assim, é importante saber como escolher um bagageiro para carro e que tipo de regras seguir para que não fique fora das regras do Detran e possa levar a quantidade certa de bagagem, com toda segurança necessária.

Boa leitura.

O que cabe em um bagageiro de teto? 

Na verdade, o que precisa ser levado em conta é a capacidade de carga que seu veículo aguenta a mais do que seu próprio peso, mas isso falaremos melhor no próximo item.

Geralmente, um bagageiro de teto é melhor para colocar mais volumes, sempre respeitando a altura máxima permitida que costuma ficar entre 50 centímetros.

Esse é um tamanho suficiente para levar malas, sacolas, mochilas, brinquedos, comida dentre outros itens para uma viagem de família.

Além disso, há outras categorias que um bagageiro compreende que são:

Transporte de cargas 

Para transportar cargas mais volumosas, o bagageiro de teto não é tão indicado, para isso, o ideal é utilizar um rack de teto, porém tem algumas regrinhas que vamos falar mais a frente.

Novamente, para transportar cargas no rack você precisa estar atento às leis do Detran, senão pode incorrer em multas.

O bagageiro também deve estar instalado adequadamente, seguindo todas as especificações de segurança, afinal, você não quer que sua carga saia voando pela estrada durante uma viagem.

 

Transporte de bicicletas 

Para bicicletas existem suportes específicos, e sabemos que o ciclismo anda em alta, tanto que fizemos um post exclusivo para falar do transporte adequado de bikes no seu veículo, vale a pena conferir.

Existem tanto os racks de teto onde você pode levar duas bicicletas tranquilamente, mas também tem o suporte que vai na parte traseira do veículo, ambos também podem ser usados para transportar bagagem.

 

Quantos quilos aguenta um bagageiro de um carro? 

Os principais modelos de bagageiro do mercado, desde que adequadamente instalados, aguentam entre 50 kg a 80 kg, mas é importante consultar no manual do seu carro qual a capacidade ideal dele.

É importante lembrar que além dos itens do bagageiro, tem o peso dos passageiros, então a sugestão é não exagerar para não forçar demais o seu carro.

O que pode ser carregado no rack de teto? 

Em se tratando de viagens, no bagageiro modelo rack de teto você pode carregar as malas, bicicletas, pequenas embarcações como pranchas de surf e canoas, mas não apenas isso.

Existem modelos de rack de teto que transformam seu carro de passeio quase que num utilitário, permitindo transportar escadas e equipamentos para quem precisa usar o veículo à trabalho, por exemplo.

 

Aplicando corretamente o bagageiro 

É preciso instalar o bagageiro adequadamente, seguindo o que pede a legislação do CONTRAN, senão você pode receber multas.

A norma informativa diz que o bagageiro pode ter no máximo 50 centímetros de altura, e apesar de não legislar sobre o limite de peso, é ideal que você respeite o máximo de carga que seu carro aguenta.

Para levar cargas maiores e mais pesadas, o bagageiro não é indicado, e sim a carretinha que falaremos numa outra ocasião.

Por fim, para instalar adequadamente bagageiros, rack de teto e suportes de bicicletas, venha para Classic Premium, pois estamos há mais de 3 décadas realizando serviços automotivos homologados para você sair daqui rodando com segurança, dentro das leis.

Conheça nossos principais serviços.