Entretanto, em qualquer um dos dois regimes ele pode permitir maior entrada de poluentes sólidos no motor, o que pode danificá-lo. Claro que, se o veículo rodar só em ambientes urbanos, o risco é bem menor do que num carro que trafega em estradas de terra. Afinal, o fabricante do veículo projeta o filtro original para suportar sempre as condições extremas.
Na edição de janeiro de 2005, QUATRO RODAS testou o filtro esportivo da marca K&N, cujo ganho de potência prometido para uma Marea Weekend 2.4 era de 8% a 10%. Após o teste em dinamômetro, o aumento não passou de 1,4%.
Já em novembro de 2008 testamos o filtro Kit Air Cool, que prometia aumento depotência de cerca de 8%. Com um Celta 1.0 flex 2008 abastecido com álcool, a melhoria máxima registrada em dinamômetro foi de 3%.
Alguns motoristas chegam a retirar o filtro para reduzir a restrição à admissão dear, porém não usar filtro de ar é nocivo ao motor, que poderá aspirar todo tipo departiculados, como areia ou poeira, que irão se alojar nas bronzinas, nos anéis e outros componentes, podendo danificá-los.
E vale lembrar: ao se colocar um filtro esportivo, que em geral não é recomendado pela montadora, o veículo pode perder a garantia de fábrica.
Equipe Classic Premium
Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/filtro-de-ar-esportivo-aumenta-a-potencia-do-motor/