Fala galera, todos nós, que somos apaixonados pelos nossos Carros, sempre temos um momento em comum: A Hora do Upgrade. Nunca estamos totalmente satisfeitos com os nossos companheiros do dia a dia, ainda mais se ele for um novo projeto, sempre buscamos melhorias e, cada vez mais, queremos o nosso melhor amigo com nossa identidade.
Existem várias formas de deixar seu Carro com mais personalidade, mas nesse artigo específico, compartilharei minha experiência mais recente, após um tempo andando com um projeto de som básico, decidi dar um Upgrade e poder curtir ainda mais a trilha sonora diária. Ok, mas e aí? Simplesmente compro mais alto-falantes, instalo e pronto? Não! Dessa forma você só gastará dinheiro.
Vou mostrar qual caminho você pode seguir com o projeto do seu som e, se você tem dúvidas ou não sabe ainda qual segmento do som automotivo seguirá, explicarei qual o intuito de cada estilo e ajudarei você a decidir o UpGrade que dará no som do seu carro e ao final, contarei qual o projeto que escolhi para mim.
QUAIS AS OPÇÕES QUE TENHO PARA SEGUIR?
As opções que citarei a seguir serão para você seguir no seu projeto de base, o que é mais interessante é que os projetos pedem ser mesclados, e atingir ainda mais a personalidade que você busca para seu som, porém, temos de ter uma base para começo, e as principais bases são: SQ (Som de qualidade), TRIO e o SOM TUNING.
SOM DE QUALIDADE, HI-END, HI-FI, PALCO ACÚSTICO:
Se você busca alta qualidade sonora, fidelidade com os sons dos instrumentos e uma sensação de palco no seu carro, com certeza é nesse segmento que você vai encontrar a maior satisfação.
Os termos usados já dão uma boa ideia de qual o propósito desse estilo, seja o SQ (som de qualidade), HI-END (high end, alta qualidade), HI-FI (high fidelity, alta fidelidade com as gravações) ou PALCO ACÚSTICO (criar um ambiente onde cada som possa ser identificado, como em um show, por exemplo), se você é tão apaixonado pela música como por seu carro, você pode ingressar desde um projeto básico e ir incrementando ao longo do tempo, ou já partir de um projeto mais completo, tudo depende do quanto você quer gastar. Um projeto básico e satisfatório sairá em torno de R$ 3.500,00.
Porém, não basta simplesmente sair comprando aparelhos e falantes ‘’high-end’’, dessa forma não conseguiremos chegar ao real resultado, que é a qualidade. Esse segmento exige soluções personalizadas e inovadoras, e mesmo no projeto mais básico, é imprescindível o foco no projeto, nos equipamentos e na instalação.
Em um projeto de alta-qualidade, nada pode ser esquecido: player, falantes, cabos, amplificadores, capacitores, caixas, isolamento, posicionamento, etc, e todos devem ser produtos voltados ao segmento. Seu instalador deve caprichar na escolha dos posicionamentos das caixas, para sua satisfação total, lembrando que para cada carro existe um projeto e, se você é um rockeiro fanático, não terá o mesmo projeto de quem curte uma musica instrumental, já que os estilos precisam de ajustes diferentes. Já se você é eclético, como eu, busque um player que permita várias regulagens personalizadas.
Para se ter o projeto nesse segmento as principais regras são: O foco do som Hi-End é o motorista e os ocupantes do veículo, ao contrário do estilo trio, esse som é projetado para quem gosta de curtir o som dentro do carro.
O que importa é a música, muitos projetos hi-end ficam com o acabamento original do veiculo, já que a maior importância é a qualidade e a clareza do som de sua play-list.
Não basta apenas se ter diversos componentes HI-END sem um projeto específico para seus gostos musicais, o volume que gosta de ouvir e o talento na hora da montagem.
Cada carro possui uma acústica, devido ao tamanho, forma, etc, lembre-se desse detalhe no momento do seu projeto.
TRIO ELÉTRICO, PANCADÃO, SPL:
Esse é um mundo diferente, aqui o que importa é a musica alta, potência elevada, graves superpotentes e até disputar competições.
Se você curte fazer festa, ir em campeonatos de som ou então disparar alarmes com os graves do seu som, essa deve ser a base escolhida para você seguir o seu projeto.
Dentro desse segmento, também temos algumas vertentes, que é o caso do TRIO ELÉTRICO (som pra fora, quanto mais alto e mais forte o som for ouvido, melhor), PANCADÃO O (O favorito dos campeonatos, pancadas secas e enormes paredões de falantes) e o SPL (graves absurdamente potentes e longos), se seu intuito é algum desses citados, você também pode montar um projeto básico e ir agregando mais equipamentos ao longo do tempo, ou já começar com um projeto mais avançado, novamente depende do orçamento que você está disposto a investir. Um projeto básico sai em média R$3000,00.
Indiferente da sua vertente favorita, lembre-se que nesse segmento você está aumentando muito a potencia do som do seu carro, e você deve se atentar em itens que prometem um custo muito baixo, pois geralmente os falantes, módulos e players ficam ligados durante horas, tocando sua máxima potência, e no mínimo você terá de trocar sua bateria por modelos específicos para som, a qualidade nesse caso, interfere diretamente de quanto tempo o som tocará, ou durar.
Você precisará dar uma atenção também na segurança, e em casos mais extremos de som pesado mesmo, deve-se instalar capacitores, fontes, voltímetros, baterias auxiliares e por ai vai, dependendo o quão forte você quer deixar seu som, uma boa dica também é instalar chaves de segurança para desligar a aparelhagem em casos de urgência, apesar de alguns comentarem que isso acaba implicando na perda de potência, mas não é comprovado e evita um prejuízo desnecessário.
Se essa for sua escolha, algumas sacadas: Diferente do Hi-End, nesse segmento o som é para ser ouvido do lado de fora do carro, e quanto mais alto e mais potente o som tocar, melhor.
Aposte em boas marcas para seu projeto, lembre-se que você não ficará apenas meia-hora com o seu som ligado.
Como será exigida uma grande potência e voltagem dos seus equipamentos, não esqueça dos equipamentos de segurança, como voltímetros, amperímetros, chaves gerais, baterias auxiliares, etc.
De atenção a montagem também, quanto melhor for o projeto do seu som, melhor ele tocará, isso inclui cabeamentos, baterias, caixas projetadas.
SOM TUNING:
O propósito aqui é o impacto visual que você quer causar nas pessoas que veem o seu som, você pode criar um projeto de SQ ou um TRIO ELÉTRICO e apostar no visual do seu projeto.
Não existem muitas regras para quem gosta desse segmento, o importante é inovar, ser original e curtir um bom som com estilo, pra quem aposta nessa vertente, o céu é o limite, rs.
MINHA ESCOLHA PESSOAL:
Nesse artigo resumi de uma forma mais dinâmica as vantagens e qual o propósito de cada segmento para você incrementar o som do seu companheiro diário, farei artigos mais dedicados a cada vertente que existe para matar qualquer dúvida que você tenha ficado.
No meu caso, eu iniciei um projeto básico de SQ, porém, meu problema é grave, e com isso, caprichei na escolha do subwoofer e em breve pretendo deixar o meu projeto mais voltado ao SPL do que para o SQ, mas como disse no artigo, os projetos podem ser intercalados, e com isso pretendo manter o projeto de SQ para meu dia a dia, mas no momento em que sentir a falta do grave nas minhas track’s, com algumas regulagens pré-definidas, consigo resolver rapidinho.
Equipe Rede Classic
Fonte: http://blog.tuningparts.com.br/hora-do-upgrade-o-que-posso-fazer-no-som-do-meu-carro/
Pra você que quer trocar seu volante ou já tem um volante surrado e sempre quis ter um com comando de som. Esse volante é uma opção perfeita. Na maioria dos casos os carros populares não possuem volantes com comandos de som, e ter um comando de som, além da segurança é mais confortável.
Cubo e Funcionalidades dos Volantes
Também é importante lembrar do cubo, peça indispensável para instalação do volante. Mas não precisa se preocupar, esses já vêm com o cubo, não precisa comprar cubo separadamente. Alguns volantes têm o formato diferenciado, mas todos tem algo em comum, possuem botões que podem ser usados para diversas funcionalidades, como aumentar ou diminuir o volume, trocar de música ou estação de rádio, mudar a função do rádio e ligar/desligar. O sistema é desenvolvido pela JFA, referência em tecnologia de controles de longa distância para carros.
Independente dos vários pontos positivos que esses volantes oferecem, o que é bom destacar e observar é a segurança. O volante deve ter um bom formato que ajude na hora de dirigir, garantindo a segurança de todos que estão no carro.
Modelos dos Volantes com Comando de Som
Volante Réplica Gol Rallye com Comando de Som
Ele vai servir em vários carros da linha Volkswagem. Compatível com: Gol G5 e G6, Saveiro G5 e G6, Voyage G5 e G6, Polo, Golf 1999 até 2013, Bora e Fox. Apenas para carros sem air bag.
E ainda tem para os carros: Compatível com: Gol G2 G3 G4, Parati G2 G3 G4, Saveiro G2 G3 G4, Santana de 1991 até 2006, Polo Classic, Golf até 1998, Seat Cordoba e Ibiza. É só clicar aqui.
O legal desse volante, é que você não precisar fazer nenhuma adaptação, ele vai controlar seu rádio por infravermelho, ou seja, ele só vai funcionar se o seu aparelho de som tem infravermelho.
O volante Gol Rallye possui pegada emborrachada aderente que permite uma direção firme e esportiva. O acabamento é fino, e com riqueza nos detalhes.
Volante Réplica Palio Sporting com Comando de Som para Linha Fiat
Ele é compatível com carros da linha Fiat, para você saber quais carros são compatíveis, clique aqui.
Volante Réplica Jetta R-Line com Controle de som
Ele é compatível com carros da linha Fiat, para você saber quais carros são compatíveis, clique aqui.
Esse volante tem um excelente acabamento em poliuretano, possui buzina central, a centralina é separada, ela é responsável em mandar os comandos para o aparelho.
Equipe Rede Classic
Fonte: http://blog.tuningparts.com.br/conheca-os-volantes-com-comando-de-som-seguranca-e-conforto/
Nesse artigo vou tirar a dúvida de muita gente, vou falar qual é a diferença entre a ponteira e o abafador esportivo! A resposta para essa pergunta é mais simples do que você imagina:
Abafador Esportivo
O abafador esportivo tem como função dar um ronco mais esportivo para o carro, mas ele não gera mais potência sozinho, é preciso que seja feito um escapamento planejado para maior vazão dos gases expulsos pelo motor.
Exceto o abafador intermediário, que é o modelo LA011, que pode proporcionar aumento de potência, pois ele diminui a restrição dos gases em um ponto mais próximo do motor. Esse aumento é de no máximo 1% de potência. Existe um grande mito de que o abafador esportivo faz aumentar o consumo de combustível ou danifica de alguma forma o motor, isso é mentira.
Os abafadores são acessórios universais, porém é preciso verificar se o espaço disponível no carro em questão é suficiente.
Ponteira de Escapamento
A ponteira tem como única finalidade melhorar a estética do carro, ou seja, ela não aumenta a potência ou muda o som do seu escapamento, é só estética mesmo. As ponteiras é preciso ver se a saída do escapamento original é do mesmo tamanho da entrada da ponteira que você quer instalar.
Normalmente a saída dos escapamentos originais dos carros são de 2,5 polegadas, assim como a maioria das entradas das ponteiras vendidas também são de 2,5 polegadas. Se a saída do seu escapamento for curvada para baixo, você precisará usar um modelo específico, que é o P004 da Luzian que é feita especialmente.
As ponteiras e abafadores Luzian que nós temos na Tuning Parts por exemplo, são produzidas inteiramente em aço inoxidável. E o que isso quer dizer?
Isso quer dizer que você pode pagar um pouco mais agora por ser de aço inoxidável, mas você nunca vai precisar se preocupar, pois a ponteira ou o abafador nunca vão enferrujar.
Equipe Rede Classic
Você já passou pela situação de na hora de comprar um carro ou na hora de preparar o motor dele, se perguntar, o que é mais importante: meu carro ter mais torque ou ter mais potência? Afinal, o que cada um significa? Nesse artigo nós vamos tirar sua dúvida.
Os dois estão relacionados ao funcionamento do motor. Bom, pra gente chegar a uma conclusão e saber qual é o mais importante, antes vamos precisar saber o que cada um representa.
O que é Torque?
O torque normalmente é medido por Kgf/m, que significa quilograma força por metro. Enquanto a potência é medida por Cv, que significa cavalos. O torque está ligado à força que o propulsor pode produzir, enquanto a potência é a rapidez com a qual ele pode trabalhar. Então, o torque é a força responsável por tirar o seu veiculo do lugar. Portanto, quanto maior o torque do veículo, mais rápido o veículo vai sair do seu ponto de partida.
O que é Potência?
Assim como o torque, a potência também é uma grandeza física sempre relacionada à força e que sempre vão trabalhar juntas. O que deixa o torque e a potência diferentes entre si, é o momento em que se é medido cada um. Já no caso da potência, ela tem relação com a velocidade final, ou seja, a velocidade máxima em que o veículo pode chegar.
Você lembra que eu disse que uma das duas coisas que diferenciam a potência do torque, é o momento em que se é medido cada um. Por isso, quanto maior a potência, maior a capacidade que o veículo tem de chegar a velocidades mais altas.
Então voltando à pergunta, qual é mais importante? Depende.
Se você diariamente enfrenta trânsito de uma cidade, precisará de um carro com mais torque. Por quê?
Porque como você vai andar pequenas distâncias e voltará a ficar parado novamente em pouco tempo, você precisará de rapidez na arrancada, portanto, vai precisar de mais força para que o carro saia do repouso o mais rápido possível e essa força que o carro precisa é o torque.
Agora, se você precisa de um carro que atinja altas velocidades, você vai precisar de mais cavalos para o seu carro.
O torque simboliza a capacidade de arrancar. A potência faz com que o carro chegue em altas velocidades. A unidade da potência máxima é o cavalo vapor (cv).
Equipe Rede Classic
Fonte: http://blog.tuningparts.com.br/qual-diferenca-entre-torque-e-potencia/
Olá amigo amante de carros! Sejam bem-vindos de volta! Então… se você está aqui foi pelo fato de que a força de atração da guia acabou agindo na roda do seu carro, causando alguns arranhões né!? Ou apareceram alguns riscos, superficiais, na sua roda, nada grave, mas você quer eliminá-los? Certo?
Pois bem, as rodas de liga leve, apesar de muito bonitas (algumas nem tanto) e resistentes, não são à prova de buracões e esbarrões. Vira e mexe xingamos o “gente boa” que permitiu o buraco na pista ou que ralou a roda do carro (muitas vezes nós mesmos).
Veja como tirar o arranhado da Roda Esportiva
Se seu caso foi apenas um arranhão, temos boas notícias. A boa e velha massa de polir! Isso mesmo, massa de polir. Aquela mesma utilizada para retirar arranhões superficiais e dar brilho na lataria do carro.
A massa de polir possui um pequeno grau de abrasividade que, aplicada em movimentos circulares e constantes utilizando um pedaço de estopa, pode agir retirando impregnação de tinta de outro objeto que riscou a sua roda, ou mesmo disfarçar o arranhão promovendo o brilho da roda.
Não utilize lixas se você não possui expertise para tal!
Roda de liga leve suja
Se sua roda está suja de piche, resíduo um tanto quando grudento que insiste em impregnar o carro quando passamos por aquela via que acabou de ser asfaltada, uma ótima opção é usar querosene. Use com cuidado e moderação. Lave a roda após a aplicação da querosene e efetue o polimento. Vai ficar show!
Danificada
Mas se a roda foi danificada, não tente “reinventar a roda”, procure um especialista em reparação. Certamente em sua cidade há vários prestadores de serviço neste sentido.
Converse com amigos, visite fórum, questione qual o melhor profissional para dar aquele talento na roda do seu carro. Esta pode ser uma ótima oportunidade para a personalização alcançar um outro nível, aplicando cores e detalhes que serão únicos no seu carro.
Em alguns casos, apesar do custo acessível para reforma, vale mais à pena a substituição da roda. Ouça atentamente o especialista. A roda faz parte do conjunto de segurança do seu carro e mantê-la em perfeito estado garante sua integridade, da sua família e dos demais que seguem na mesma via.
Mas se já está cansado das velhas rodas arranhadas ou estão tão danificadas que precisa de substituição, a Tuning Parts tem o conjunto de rodas do compatível com seu carro e com seu gosto. Passeie pelas várias opções disponíveis e converse com nossos especialistas.
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E nunca é demais lembrar, necessariamente neste caso, procure um especialista no assunto para tirar suas dúvidas e efetuar o possível reparo para você. No mais, um forte abraço e até a próxima.
Equipe Rede Classic
Fonte: http://blog.tuningparts.com.br/rodas-de-liga-leve-arranhadas-o-que-fazer/